NICOLAS FLAMEL
O Livro de Abraão, o Judeu
Ele tinha a pérola nas mãos. Era para ele subir na escala do homem, a fim de ser digno de compreender a sua pureza. Ele deve ter tido em seu coração um hino de ação de graças a Abraão ,o judeu, cujo nome era desconhecido para ele, mas que tinha pensado e trabalhado em séculos passados ​​e cuja sabedoria ele agora estava herdando. Ele deve ter imaginado um velho careca com um nariz adunco, vestindo o manto miserável de sua raça e murchando em alguns gueto escuro, a fim de que a luz de seu pensamento não pudesse ser perdida. E ele deve ter prometido resolver o enigma, para reacender a luz, ser paciente e fiel, como o judeu que havia morrido na carne, mas vivia eternamente em seu manuscrito.
Nicolas Flamel tinha estudado a arte da transmutação. Ele estava em contato com todos os homens cultos de sua época. Os manuscritos que tratam de alquimia foram encontrados, nomeadamente o de Almasatus, que faziam parte de sua biblioteca pessoal. Ele tinha conhecimento dos símbolos de que os alquimistas faziam uso habitual. Mas aqueles que ele viu no livro de Abraham, o judeu ,permaneciam mudos para ele. Em vão, ele copiou algumas das páginas misteriosas e colocou-as em sua loja, na esperança de que algum visitante familiarizado com a Cabala pudesse a ajudá-lo a resolver o problema. Ele encontrou com nada mais além do riso dos céticos e da ignorância dos pseudo-eruditos tal como a maioria faria hoje, se ele mostrasse o livro de Abraão, o judeu, quer para os ocultistas pretensiosos ou para os estudiosos nas Académie des Inscriptions et Belles Lettres.
(CONTINUA...)
O Livro de Abraão, o Judeu
A sabedoria tem vários meios de fazer o seu caminho para o coração do homem. Às vezes um profeta vem na frente e fala. Ou uma seita de místicos recebe o ensino de uma filosofia, como a chuva numa noite de verão, reúne-o e o espalha para exterior com o amor. Ou pode acontecer que um charlatão, realizando truques para surpreender os homens, possa produzir, talvez sem sabê-lo por si mesmo, um raio de luz real com seus dados e espelhos mágicos. No século XIV, a verdade pura dos mestres foi transmitida por um livro. Esste livro caiu nas mãos de precisamente o homem que estava destinado a recebê-lo, e ele, com a ajuda do texto e os diagramas de hieróglifos que ensinavam a transmutação dos metais em ouro, realizou a transmutação de sua alma, que é uma forma mais rarae mais maravilhosa das operções.
Graças ao livro surpreendente de Abraão, o judeu, todos os hermetistas dos séculos seguintes tiveram a oportunidade de admirar um exemplo de uma vida perfeita, a de Nicolas Flamel, o homem que recebeu o livro. Depois de sua morte ou desaparecimento muitos estudantes e alquimistas que dedicaram suas vidas à busca de Pedra Filosofal ficaram desesperados porque não tinham em sua posse o livro maravilhoso que continha o segredo do ouro e da vida eterna. Mas seu desespero era desnecessário. O segredo tinha se tornado vivo. A fórmula mágica tornou-se encarnada nas ações de um homem. Nenhum lingote de ouro virgem derretido nos cadinhos poderia, em cor ou pureza, alcançar a beleza da vida piedosa do sábio livreiro.
Não há nada de lendário sobre a vida de Nicolas Flamel. A Bibliotheque Nationale de Paris contém trabalhos copiados por sua própria mão e trabalhos originais escritos por ele. Todos os documentos oficiais relativos à sua vida foram encontradas: seu contrato de casamento, as suas obras de dom, a sua vontade. Sua história repousa solidamente sobre as provas materiais importantes para que os homens clamem para que possam acreditar em coisas óbvias. Para essa história indiscutivelmente autêntica ,a lenda acrescentou algumas flores. Mas em cada lugar onde as flores da lenda cresceram, por baixo, há a terra sólida da verdade.
Se Nicolas Flamel nasceu em Pontoise ou em outro lugar, uma questão que os historiadores têm discutido e investigado com extrema atenção, parece-me ser totalmente sem importância. É o suficiente para saber que em meados do século XIV, Flamel atuava no comércio como livreiro e tinha uma barraca enconstada nas colunas de Saint-Jacques la Boucherie, em Paris. Não era uma tenda grande, pois media apenas dois metros por e meio. No entanto, ela cresceu. Ele comprou uma casa na antiga rue de Marivaux e usou o piso térreo para o seu negócio. Copistas e iluminadores fizeram o seu trabalho lá. Ele próprio deu algumas aulas de escrita e ensinou a alguns nobres que só sabiamm assinar seus nomes com uma cruz. Um dos copistas ou iluminadores atuou também como um servo para ele.
Nicolas Flamel casado com Pernelle, uma viúva de boa aparência, inteligente, um pouco mais velha que ele e possuidora de uma pequena propriedade. Todo homem se reúne uma vez em sua vida a mulher com quem ele possa viver em paz e harmonia. Para Nicolas Flamel, Pernelle era aquela mulher. Além de suas qualidades naturais, ela tinha outraque é ainda mais rara. Ela era uma mulher que erai capaz de manter em segredo toda a sua vida sem revelar a ninguém de confiança. Mas a história de Nicolas Flamel é em sua maior parte ,a história de um livro . O segredo fez a sua aparição em um livro, e nem a morte de seus possuidores, nem o lapso de séculos levou à descoberta completa do segredo.
Nicolas Flamel tinha adquirido algum conhecimento sobre a arte hermética. A antiga alquimia dos egípcios e os gregos, que floresceu entre os árabes e que graças a esses, penetrou países nos cristãos. Nicolas Flamel ,é claro,não considerava a alquimia como uma busca simples e vulgar como u meio de se obter ouro. Para cada mente exaltada a descoberta da Pedra Filosofal foi o achado do segredo essencial da Natureza, o segredo da sua unidade e suas leis, a posse da sabedoria perfeita. Flamel sonhou de compartilhar essa sabedoria. Seu ideal era o mais alto que o homem poderia alcançar. E ele sabia que poderia ser realizado através de um livro, o segredo da Pedra Filosofal que já havia sido encontrado e transcrito em forma simbólica. Em algum lugar existiu. Foi nas mãos de sábios desconhecidos que viveram em algum lugar desconhecido. Mas como era difícil para um pequeno livreiro de Paris entrar em contato com os sábios.
Nada, realmente, mudou desde o século XIV. Em nossos dias também muitos homens se esforçam desesperadamente em direção a um ideal, o caminho que eles sabem que existe , mas não podem subir, e eles esperam ganhar a fórmula mágica (que irá torná-los seres novos) de alguma visita milagrosa ou de um livro escrito expressamente para eles. Mas para a maioria, o visitante não vem eo livro não está escrito. No entanto, para Nicolas Flamel, o livro foi escrito. Talvez porque numa livraria esteja melhor situado do que outras pessoas para receber um único livro, talvez porque a força de seu desejo organizou eventos sem o seu conhecimento, para que o livro surgisse quando estava na hora. Tão forte era seu desejo, que a vinda do livro foi precedida por um sonho, o que mostra que esse livreiro sábio e equilibrado tinha uma tendência para o misticismo.
Nicolas Flamel sonhou uma noite que um anjo estava diante dele. O anjo, que estava radiante e com asas como todos os anjos, segurava um livro nas mãos e proferiu estas palavras, que deveriam permanecer na memória do ouvinte:. "Olhe bem para este livro, Nicholas .Inicialmente você não vai entender nem 3/4 dele, nem você nem qualquer outro homem. Mas um dia você vai ver nele o que nenhum outro homem será capaz de ver. " Flamel estendeu a mão para receber o presente do anjo, e toda a cena desapareceu na luz dourada de sonhos. Algum tempo depois que o sonho foi parcialmente realizado.
Um dia, quando Nicolas Flamel estava sozinho em sua loja, um homem desconhecido necessitando de dinheiro apareceu com um manuscrito para vender. Flamel foi, sem dúvida tentado a recebê-lo com arrogância desdenhosa, como fazem as livrarias do nosso dia, quando algum estudante pobre se oferece para vender parte de sua biblioteca. Mas no momento que ele viu o livro que ele reconheceu como o livro que o anjo havia estendido para ele, e ele pagou dois florins por ele, sem negociação. O livro apareceu-lhe ao instinto de fato resplandecente e com virtude divina. Ele tinha uma atadura muito antiga de cobre trabalhado, em que estavam gravados diagramas curiosos e certos personagens, alguns dos quais eram gregos e outros numa língua que ele não conseguiu decifrar. As folhas do livro não eram feitas de pergaminho, como aquelas que ele estava acostumado a copiar e unir. Elas eram feitas da casca de árvores jovens e foram cobertas com escrita muito clara feita com uma ponta de ferro. Essas folhas eram divididas em grupos de sete e constavam de três partes separadas por uma página sem escrever, mas que continham um diagrama que era completamente ininteligível para Flamel. Na primeira página estavam escritas palavras no sentido de que o autor do manuscrito era o judeu Abraham , um pouco príncipe, sacerdote, levita, astrólogo e filósofo. Depois, seguiam grandes maldições e ameaças contra qualquer um que colocasse os olhos sobre ele, a menos que fosse ou um sacerdote ou escriba. A misteriosa palavra maranatha, que era muitas vezes repetidas em cada página, intensificava o caráter inspirador do texto e dos diagramas. Mas o mais impressionante de tudo era o ouro pintado das bordas do livro, e a atmosfera da antiguidade sagrada que havia sobre ele.
Maranatha! Ele estava qualificado para ler este livro? Nicolas Flamel considerou que sendo um escrivão, ele poderia ler o livro sem medo. Ele sentiu que o segredo da vida e da morte, o segredo da unidade da Natureza, o segredo do dever do homem sábio, tinha sido escondido por trás do símbolo do diagrama e da fórmula no texto por um iniciado há muito tempo morto. Ele estava consciente de que é uma lei rígida para iniciados que eles não devem revelar o seu conhecimento, porque se ele é bom e proveitoso para os inteligentes, é ruim para os homens comuns. Como Jesus expressou claramente isso, as pérolas não devem ser dadas como alimento aos porcos.
Não há nada de lendário sobre a vida de Nicolas Flamel. A Bibliotheque Nationale de Paris contém trabalhos copiados por sua própria mão e trabalhos originais escritos por ele. Todos os documentos oficiais relativos à sua vida foram encontradas: seu contrato de casamento, as suas obras de dom, a sua vontade. Sua história repousa solidamente sobre as provas materiais importantes para que os homens clamem para que possam acreditar em coisas óbvias. Para essa história indiscutivelmente autêntica ,a lenda acrescentou algumas flores. Mas em cada lugar onde as flores da lenda cresceram, por baixo, há a terra sólida da verdade.
Se Nicolas Flamel nasceu em Pontoise ou em outro lugar, uma questão que os historiadores têm discutido e investigado com extrema atenção, parece-me ser totalmente sem importância. É o suficiente para saber que em meados do século XIV, Flamel atuava no comércio como livreiro e tinha uma barraca enconstada nas colunas de Saint-Jacques la Boucherie, em Paris. Não era uma tenda grande, pois media apenas dois metros por e meio. No entanto, ela cresceu. Ele comprou uma casa na antiga rue de Marivaux e usou o piso térreo para o seu negócio. Copistas e iluminadores fizeram o seu trabalho lá. Ele próprio deu algumas aulas de escrita e ensinou a alguns nobres que só sabiamm assinar seus nomes com uma cruz. Um dos copistas ou iluminadores atuou também como um servo para ele.
Nicolas Flamel casado com Pernelle, uma viúva de boa aparência, inteligente, um pouco mais velha que ele e possuidora de uma pequena propriedade. Todo homem se reúne uma vez em sua vida a mulher com quem ele possa viver em paz e harmonia. Para Nicolas Flamel, Pernelle era aquela mulher. Além de suas qualidades naturais, ela tinha outraque é ainda mais rara. Ela era uma mulher que erai capaz de manter em segredo toda a sua vida sem revelar a ninguém de confiança. Mas a história de Nicolas Flamel é em sua maior parte ,a história de um livro . O segredo fez a sua aparição em um livro, e nem a morte de seus possuidores, nem o lapso de séculos levou à descoberta completa do segredo.
Nicolas Flamel tinha adquirido algum conhecimento sobre a arte hermética. A antiga alquimia dos egípcios e os gregos, que floresceu entre os árabes e que graças a esses, penetrou países nos cristãos. Nicolas Flamel ,é claro,não considerava a alquimia como uma busca simples e vulgar como u meio de se obter ouro. Para cada mente exaltada a descoberta da Pedra Filosofal foi o achado do segredo essencial da Natureza, o segredo da sua unidade e suas leis, a posse da sabedoria perfeita. Flamel sonhou de compartilhar essa sabedoria. Seu ideal era o mais alto que o homem poderia alcançar. E ele sabia que poderia ser realizado através de um livro, o segredo da Pedra Filosofal que já havia sido encontrado e transcrito em forma simbólica. Em algum lugar existiu. Foi nas mãos de sábios desconhecidos que viveram em algum lugar desconhecido. Mas como era difícil para um pequeno livreiro de Paris entrar em contato com os sábios.
Nada, realmente, mudou desde o século XIV. Em nossos dias também muitos homens se esforçam desesperadamente em direção a um ideal, o caminho que eles sabem que existe , mas não podem subir, e eles esperam ganhar a fórmula mágica (que irá torná-los seres novos) de alguma visita milagrosa ou de um livro escrito expressamente para eles. Mas para a maioria, o visitante não vem eo livro não está escrito. No entanto, para Nicolas Flamel, o livro foi escrito. Talvez porque numa livraria esteja melhor situado do que outras pessoas para receber um único livro, talvez porque a força de seu desejo organizou eventos sem o seu conhecimento, para que o livro surgisse quando estava na hora. Tão forte era seu desejo, que a vinda do livro foi precedida por um sonho, o que mostra que esse livreiro sábio e equilibrado tinha uma tendência para o misticismo.
Nicolas Flamel sonhou uma noite que um anjo estava diante dele. O anjo, que estava radiante e com asas como todos os anjos, segurava um livro nas mãos e proferiu estas palavras, que deveriam permanecer na memória do ouvinte:. "Olhe bem para este livro, Nicholas .Inicialmente você não vai entender nem 3/4 dele, nem você nem qualquer outro homem. Mas um dia você vai ver nele o que nenhum outro homem será capaz de ver. " Flamel estendeu a mão para receber o presente do anjo, e toda a cena desapareceu na luz dourada de sonhos. Algum tempo depois que o sonho foi parcialmente realizado.
Um dia, quando Nicolas Flamel estava sozinho em sua loja, um homem desconhecido necessitando de dinheiro apareceu com um manuscrito para vender. Flamel foi, sem dúvida tentado a recebê-lo com arrogância desdenhosa, como fazem as livrarias do nosso dia, quando algum estudante pobre se oferece para vender parte de sua biblioteca. Mas no momento que ele viu o livro que ele reconheceu como o livro que o anjo havia estendido para ele, e ele pagou dois florins por ele, sem negociação. O livro apareceu-lhe ao instinto de fato resplandecente e com virtude divina. Ele tinha uma atadura muito antiga de cobre trabalhado, em que estavam gravados diagramas curiosos e certos personagens, alguns dos quais eram gregos e outros numa língua que ele não conseguiu decifrar. As folhas do livro não eram feitas de pergaminho, como aquelas que ele estava acostumado a copiar e unir. Elas eram feitas da casca de árvores jovens e foram cobertas com escrita muito clara feita com uma ponta de ferro. Essas folhas eram divididas em grupos de sete e constavam de três partes separadas por uma página sem escrever, mas que continham um diagrama que era completamente ininteligível para Flamel. Na primeira página estavam escritas palavras no sentido de que o autor do manuscrito era o judeu Abraham , um pouco príncipe, sacerdote, levita, astrólogo e filósofo. Depois, seguiam grandes maldições e ameaças contra qualquer um que colocasse os olhos sobre ele, a menos que fosse ou um sacerdote ou escriba. A misteriosa palavra maranatha, que era muitas vezes repetidas em cada página, intensificava o caráter inspirador do texto e dos diagramas. Mas o mais impressionante de tudo era o ouro pintado das bordas do livro, e a atmosfera da antiguidade sagrada que havia sobre ele.
Maranatha! Ele estava qualificado para ler este livro? Nicolas Flamel considerou que sendo um escrivão, ele poderia ler o livro sem medo. Ele sentiu que o segredo da vida e da morte, o segredo da unidade da Natureza, o segredo do dever do homem sábio, tinha sido escondido por trás do símbolo do diagrama e da fórmula no texto por um iniciado há muito tempo morto. Ele estava consciente de que é uma lei rígida para iniciados que eles não devem revelar o seu conhecimento, porque se ele é bom e proveitoso para os inteligentes, é ruim para os homens comuns. Como Jesus expressou claramente isso, as pérolas não devem ser dadas como alimento aos porcos.
Ele tinha a pérola nas mãos. Era para ele subir na escala do homem, a fim de ser digno de compreender a sua pureza. Ele deve ter tido em seu coração um hino de ação de graças a Abraão ,o judeu, cujo nome era desconhecido para ele, mas que tinha pensado e trabalhado em séculos passados ​​e cuja sabedoria ele agora estava herdando. Ele deve ter imaginado um velho careca com um nariz adunco, vestindo o manto miserável de sua raça e murchando em alguns gueto escuro, a fim de que a luz de seu pensamento não pudesse ser perdida. E ele deve ter prometido resolver o enigma, para reacender a luz, ser paciente e fiel, como o judeu que havia morrido na carne, mas vivia eternamente em seu manuscrito.
Nicolas Flamel tinha estudado a arte da transmutação. Ele estava em contato com todos os homens cultos de sua época. Os manuscritos que tratam de alquimia foram encontrados, nomeadamente o de Almasatus, que faziam parte de sua biblioteca pessoal. Ele tinha conhecimento dos símbolos de que os alquimistas faziam uso habitual. Mas aqueles que ele viu no livro de Abraham, o judeu ,permaneciam mudos para ele. Em vão, ele copiou algumas das páginas misteriosas e colocou-as em sua loja, na esperança de que algum visitante familiarizado com a Cabala pudesse a ajudá-lo a resolver o problema. Ele encontrou com nada mais além do riso dos céticos e da ignorância dos pseudo-eruditos tal como a maioria faria hoje, se ele mostrasse o livro de Abraão, o judeu, quer para os ocultistas pretensiosos ou para os estudiosos nas Académie des Inscriptions et Belles Lettres.
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